domingo, 1 de janeiro de 2012

Filtro de Particulas

O chamado filtro de particulas não é nada mais do que um catalizador mais evoluido, onde de tempo a tempo o mesmo faz a regeneração ( automatica ) de si mesmo, este mesmo filtro de particulas so existe nos modelos facelift e nem todos trazem, para sabermos se temos ou não filtro de particulas poderemos visulamente constatar se as ponteiras se encontram com fuligem, se as mesmas se encontrarem limpas o mais certo é ter filtro de particulas, mais conhecido na Mercedes por DPF - Dieseil Particule Filter ( Codigo 474 )



Informação Técnica FAP / DPF

Primeiro que tudo aqui fica a explicação do que significa FAP /DPD




FAP - Filtro Avançado de Particulas
DPF - Diesel Particule Filter




A informação que se segue é genérica. Será falado apenas dos 2 tipos de filtros mais comuns (aditivo / catalítico).
Criei este post com o objectivo de forma a esclarecer algumas dúvidas frequentes.


1) O Que é um Filtro de Partículas?
• Trata-se de um elemento montado na linha de escape, que impede a saída das partículas contidas nos gases de escape.
• Reduz a emissão de partículas a valores abaixo do limite imposto pelas normas anti-poluição em vigor.
• Este equipamento é exclusivo de veículos a diesel.





2) Como funciona o filtro de partículas?
• Fase 1: Filtragem - Esta fase consiste em acumular as partículas no próprio filtro
• Fase 2: Eliminação das partículas - Esta fase ocorre na fase de regeneração. Trata-se de uma operação periódica, automática e transparente ao condutor. Consiste simplesmente em queimar a altas temperaturas as partículas que estavam acumuladas.







3) Como é feita a regeneração do FAP?
• Regularmente e sem nenhuma intervenção do condutor, as partículas acumuladas são incineradas, é o fenómeno da regeneração.
• Para regenerar (incinerar as partículas) a temperatura no FAP é elevada como num forno.
• A regeneração efectua-se de maneira autónoma a cada 500km em condução em estrada ou 50Km em condução em cidade (estes valores poderão variar!)
• Ela é totalmente transparente para o cliente. No entanto durante a primeira regeneração, um odor como um fumo branco, ambos não nocivos, podem surgir.
• Em muitos veículos, se não existiram as condições adequadas para a regeneração autónoma, uma luz de alerta ou uma mensagem poderão surgir surge no painel de instrumentos, para incitar o condutor a proporcionar as condições de condução necessárias à regeneração autónoma.





4) Em que circunstâncias é interrompida a regeneração?
• Após ocorrer o período máximo (tipicamente 25 minutos), sem que o filtro fique desobstruído.
• Se o motor for desligado ou for abaixo
• Se o motor for deixado ao ralenti durante muito tempo (5 a 10 minutos)
• Se forem detectadas EGT's demasiado elevadas (1000ºC)
• Se durante a regeneração for detectada alguma falha num dos componentes relevantes à combustão.


5) Quanto tempo demora o processo de regeneração?
• Tipicamente demora cerca de 5 a 10 minutos caso ocorra durante a condução em normal em estrada, existindo a temperatura de gastes necessária para a regeneração.
• Em conduções não ideais como por exemplo em descidas prolongadas em que não existe uma temperatura ideal, o período de regeneração pode demorar até 25 minutos.


6) Que condução adoptar, se a utilização prolongada do veículo a baixa velocidade impede a regeneração autónoma?
- Tipicamente, após surgir o alerta no painel de instrumentos, o condutor dispõe de 100km para activar a regeneração. É então necessário circular a uma velocidade de 60 km/h no mínimo (de acordo com o veículo) de forma a que seja efectuada a regeneração e apagado o alerta.


Nota1: A velocidade necessária à regeneração era inicialmente de 80Km/h. Actualmente é de 60Km/h e já existem alguns automóveis que conseguem fazê-lo a 40Km/h.


Nota2: Uma vez iniciada a regeneração, a velocidade pode diminuir pontualmente abaixo do limite sugerido, sem que isso interrompa o processo como por exemplo abrandamento para recolha do ticket de portagem.


7) O que acontece se não for efectuada a regeneração do FAP?
- O FAP continua o processo de enchimento, funcionando agora como uma rolha na linha de escape. As performances do veículo são fortemente afectadas.


8) O que é uma regeneração forçada?
- Trata-se de uma regeneração em oficina do FAP em condições específicas.


Vídeo onde podemos verificar as altas temperaturas atingidas:



9) É verdade que durante a regeneração forçada efectuada na oficina o óleo do motor perde as suas propriedades e terá que ser mudado?
- Em alguns automóveis como (por exemplo, do grupo PSA) durante a regeneração forçada, óleo degrada-se por diluição de Gasóleo, tornando necessária a substituição do mesmo. O automóvel possui sensores que detectam a qualidade do óleo e caso seja necessária a substituição, acende a luz "INSP" no painel de instrumentos. Se o óleo não for substituído poderão ocorrer danos no motor.


10) É verdade que a FAP deve ser substituída ao fim de 120.000Km?
- A Mercedes não fornece nenhuma indicação nesse sentido.
- Marcas como por exemplo a Peugeot indicam no manual dos seus automóveis que o FAP é uma peça com manutenção periódica que deverá ser substituído ao fim de 120.000Km.


11) É necessário adicionar qualquer aditivo durante as revisões, necessário ao correcto funcionamento do FAP?
- O sistema de FAP dos nossos Mercedes não necessita de aditivos.
- Outras marcas que utilizam um sistema de FAP com aditivos e o intervalo dentro do qual é necessário atestar o aditivo varia tipicamente entre 60.000Km e 200.000Km.


12) O que acontece à medida que a FAP acumula resíduos?
45% - Regeneração normal
50% - Regeneração à temperatura máxima predeterminada
55% - Acende a luz de aviso no painel de instrumentos e a regeneração será efectuada a partir da mínima velocidade predefinida.
75% - Acende a luz de aviso, é activada a limitação de binário e desactivada a EGR
95% - Deverá ser trocada a FAP







13) É possível montar um Filtro de Partículas em Pós-Venda?
- Sim, existem países/estados onde isso é obrigatório. Exemplo: Califórnia.
- No entanto, tipicamente a montagem de FAP em Pós-Venda, não apresenta a mesma eficácia.


14) Modelo 3D de um FAP (dá para desmontar alguns componentes):FAP 3D



10 comentários:

  1. Boa tarde chamo-me Carlos Silva, tenho um volvo c30 D de 2007, foi a volvo para fazer a revisão dos 120 mil e lá disseram-me que esta na altura de mudar o filtro anti-partículas, será mesmo necessário uma vez que ando quase sempre em auto estrada? Nunca acendeu nenhuma luz nesse sentido, e perguntei se era mesmo necessário, no fim responderam que era melhor fazê-lo, o que pensa? desde já obrigado com os meus cordiais comprimentos.
    Mail: carlosfss07@gmail.com

    ResponderEliminar
  2. Boa Tarde, de facto, se não nota um comportamento estranho na viatura, falta de rendimento, ou alguma luz no painel, não existe razão para efectuar a troca do mesmo...por vezes os concessionários apenas dizem ao cliente o que se encontra nas ordens de reparação, por exemplo a minha carrinha já conta com 200.000 Kilometros e sem qualquer tipo de problema no FAP, agora deixo ao critério de cada um...mas na realidade não existe necessidade de trocar se o carro não apresenta anomalia nenhuma

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde,
    Adquiri recentemente um seat altea 1.6 tdi ecomotive de 2010 com 86,000 kms,faço normalmente o percurso citadino para o trabalho,que é 8 kms para cada lado, e de alguns dias para cá, de vez em quando a rotação aumeta para as 1000 rmp e passado algum tempo volta a baixar para o normal.
    Isto poderá ser regeneração,é que não acende a luz do fap?
    Obrigado.

    Abraço
    João Torres

    ResponderEliminar
  4. Bom dia. O meu mecânico disse-me que o filtro de partículas necessita ser mudado, entretanto a viatura Mercedes 220cdi de 2006 com 130.000km, começou a produzir um cheiro estranho que se propaga ao interior da viatura. Na sua opinião poderá ser causado pelo filtro de partículas? Obrigado, cumprimentos. Paulo Estevão.

    ResponderEliminar
  5. Boa noite estou com um problema grave no meu carro e ninguém na oficina me sabe dar uma explicação viável para o meu problema que é o seguinte eu ia na auto estrada a uns 160 kmh/170kmh quanto a minha MB W203 de 2006 de 150cv cx automática começou a acelerar sozinha e fez uma enorme nuvem de fumo parei logo quando aconteceu sorte a minha :S pensei logo ja se foi o turbo mas não foi o caso pois foi para testar mas o meu espanto foi ter saído do cárter 9 litros de óleo e o deposito de gasóleo vazio, já reparei injectores e turbo mas continuo sem perceber o porque da subia do nível de óleo com tanto gasóleo, o filtro de partículas(ta desobstruído pois ja foi testado também) dos MB também sobe o nível de óleo do motor???? nunca me aconteceu tal coisa e já tenho o carro há 3 anos alguém me pode ajudar a perceber o problema pois quero voltar a andar na minha maquina sem medos de voltar a acontecer o mesmo problema

    desde já um muito obrigado por este blog

    ResponderEliminar
  6. Boa noite estou com um problema grave no meu carro e ninguém na oficina me sabe dar uma explicação viável para o meu problema que é o seguinte eu ia na auto estrada a uns 160 kmh/170kmh quanto a minha MB W203 de 2006 de 150cv cx automática começou a acelerar sozinha e fez uma enorme nuvem de fumo parei logo quando aconteceu sorte a minha :S pensei logo ja se foi o turbo mas não foi o caso pois foi para testar mas o meu espanto foi ter saído do cárter 9 litros de óleo e o deposito de gasóleo vazio, já reparei injectores e turbo mas continuo sem perceber o porque da subia do nível de óleo com tanto gasóleo, o filtro de partículas(ta desobstruído pois ja foi testado também) dos MB também sobe o nível de óleo do motor???? nunca me aconteceu tal coisa e já tenho o carro há 3 anos alguém me pode ajudar a perceber o problema pois quero voltar a andar na minha maquina sem medos de voltar a acontecer o mesmo problema

    desde já um muito obrigado por este blog

    ResponderEliminar
  7. Boa noite estou com um problema grave no meu carro e ninguém na oficina me sabe dar uma explicação viável para o meu problema que é o seguinte eu ia na auto estrada a uns 160 kmh/170kmh quanto a minha MB W203 de 2006 de 150cv cx automática começou a acelerar sozinha e fez uma enorme nuvem de fumo parei logo quando aconteceu sorte a minha :S pensei logo ja se foi o turbo mas não foi o caso pois foi para testar mas o meu espanto foi ter saído do cárter 9 litros de óleo e o deposito de gasóleo vazio, já reparei injectores e turbo mas continuo sem perceber o porque da subia do nível de óleo com tanto gasóleo, o filtro de partículas(ta desobstruído pois ja foi testado também) dos MB também sobe o nível de óleo do motor???? nunca me aconteceu tal coisa e já tenho o carro há 3 anos alguém me pode ajudar a perceber o problema pois quero voltar a andar na minha maquina sem medos de voltar a acontecer o mesmo problema

    desde já um muito obrigado por este blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa Noite, vamos por partes, quantos Kilometros tem a viatura ?? Tem filtro de Particulas ou só Catalizador

      Eliminar
  8. Boa tarde
    Gostaria de saber se um Mercedes T250 de 1993 pode ter Filtro de Partículas. É uma questão muito urgente e preciso da vossa ajuda.
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  9. De 93 não tem filtro de partículas, poderá em ultimo caso ter catalizador...
    Se quiser mande-me o VIN da viatura que digo-lhe logo com toda a certeza

    ResponderEliminar