domingo, 1 de janeiro de 2012

Reparar comutador piscas que não se segura

para começar e uma vez que vamos mexer num air-bag desligamos o negativo da bateria para não haver surpresas.



De seguida nas costas do volante existem dois furos um de cada lado com um parafuso no interior que desapertados libertam a parte central da frente do volante:





desliga-se as três fichas existentes, verde e amarela do air-bag e preta dos comandos do volante.



agora desaperta-se o parafuso centralnão o tentem fazer com uma chave de 1€ pois vai ser preciso aplicar mesmo muita força, tive de recorrer a uma chave inglesa grande para conseguir soltar o parafuso:





retirado o parafuso registamos a posição do volante (até com uma foto telemóvel) já existem umas marcas no veio para esse efeito:


depois é só puxar e o volante sai:


roda-se esta peça visível de modo que os 3 furos coincidam com os parafusos da peça de baixo e desapertam-se, não é necessário retira-los por completo bastando desaperta-los até ao imite da primeira peça:





ATENÇÃO: estas duas peças devem ser retiradas juntas pois é dentro delas que estão alojados os contactos eléctricos giratórios, para retira-las é preciso aplicar um pouco de força e puxar a direito no sentido do condutor:





retira-se as pequenas tampas junto das manetas:



e retira-se também puxando na direcção do condutor a seguinte peça existente:



já é visível a caixa do comutador:



para retira-la desaperta-se este parafuso visível na imagem ,tem de ser todo retirado já existe na consola um furo para este efeito:







desapertam-se os 3 parafusos visíveis para separar a consola do comutador:





agora já numa mesa abrimos a caixa:



ao separar as partes devemos ter em atenção que existem molas em tensão ,é necessário segura-las para não ter de andar depois a procura delas pelo chão :


aqui já é visível a causa da avaria , o desgaste na pequena peça preta devido ao mau estado do lubrificante o que me deixou de imediato a pensar que não ia ser fácil repara-la:



desmonta-se esta parte para retirar as tais peças:



assim que vi que as pequenas peças são iguais de ambos os lados rapidamente surgiu a solução que é trocar a da direita pela da esquerda ficando assim o lado ainda novo a fazer o encravamento:





nas seguintes peças que também acusam um pouco de desgaste o procedimento é o mesmo:







uma vez todos os componentes separados limpam-se removendo todos os vestígios do velho lubrificante, usa-se então um novo lubrificante que seja de qualidade 
ATENÇÃO! não colocar lubrificante nas partes com contactos eléctricos:





uma vez com tudo lubrificado procede-se a montagem revertendo todo o processo ..
MUITA ATENÇÃO no acoplamento destas duas peças os encaixes dos comandos elétricos têm de ficar perfeitamente encaixados!!:



Certifiquem-se sempre duas vezes que tudo está correcto durante a montagem ,para não ter de desmontar tudo de novo!
uma vez reestabelecida a corrente da bateria fazer um teste a todos os comandos do volante e das manetas o cruise control e a posição pausa das escovas só da para ver com o carro em movimento.
como se desligou a bateria será necessário programar os vidros bastando para isso abri-los e segurar o botão até ouvir um "clak" repetir para fechar.
Também vai de certeza surgir no CB uma avaria de "ESP não disponível"
Para apagar este erro faz-se em marcha lenta um oito com a direcção ao máximo...

4 comentários:

  1. parabens, fizeste um trabalho espetacular, isso é um defeito que há em muitas w203.A mercedes falhou nesse ponto. parabens por ajudar as pessoas.

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  2. Muitos pelo contributo dado atraves deste blog.
    Tive que trocar o comutador da minha carrinha w203, segui os passos descrito aqui mo blog.
    O unico problema que me surge é que surge a avaria do ESP.
    Já fiz um oito em marcha lenta mas não consigo que a luz se desligue.
    Obrigado
    Pedro

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  3. Onde posso arranjar este lubrificante?
    flatron@netcabo.pt

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