domingo, 1 de janeiro de 2012

Reparar Trinco das Portas ( Fecha / Abre tipo Metralhadora )

Boas,

Hora segue então manual, 

Passo 1:
há que desforrar a porta, vou so resumir, Conforme a foto Porta W203 que encontrei pela net, esqueci de tirar a minha:



1 - Desapertar parafuso Torks e retirar o plástico
2- Puxar a insígnia SRS até sai com os dedos apenas e desapertar parafuso Torks por detrás
3- Enfiar um chave de fendas na base do puxador onde existe uma ranhura para o efeito e puxar o resto com os dedos, atenção, puxar uniformemente em baixo e em cima ao mesmo tempo para distribuir a força de forma uniforme para não partir os encaixes superiores.
4,5- desapertar os parafusos Torks
6- Com o vidro aberto, basta puxar para dentro para desencaixar e empurrar para o para brisas para retirar a coluna, sai quase por si só, podem depois desligar-la ou desencaixar do plástico para não estorvar;
Antes do 7, já é possível retirar a forra, basta para isso começar num dos cantos do fundo a puxar - são vários encaixes de plástico, quando estiverem todos desencaixados, sem medo, basta do lado do trinco subir numa posição vertical a forra para desencaixar do carril superior onde desce o vidro.
7 - agora sim com a forra fora do sitio, basta retirar o comando dos vidros - apenas de deslizar o encaixe branco e o comando cai por si so, desencaixar a ligação do trinco à forra pelo puxador da porta e por fim desligar os fios da luz de presença do fundo da porta, tudo de encaixe também.

Passo 2

Agora, há que tratar de retirar o trinco..Segue foto de porta que também encontrei pela net para exemplificar:


0- descolar o forra da porta conforme o picotado vermelho, não será necessário rasgar, nem arrancar, embora facilitasse as operações, não o fiz.
1-Mais importante, neste ponto, será retirar os rebites do elevador do vidro, são 2, e estão na zona assinalada, basta para isso ter um berbequim com broca 5 ou superior, furar a cabeça do rebite que acaba por cair da parte de traz, depois arranjar uns a medida no fim para recolocar isto faz com esse ferro balance para traz.
2-Retirar parafuso torks
3-Retirar 2 parafusos torks
4-por detrás da borracha, existe um dos buracos - o que fica em frente ao "olho" do puxador onde é possível enfiar uma chave torks para desapertar o parafuso que solta o olho do puxador, aconselho colocar um pouco de spray antes para lubrificar e facilitar a saída do parafuso, o meu parecia preso, pelo que ao desapertar não tive de ter o cuidado de segurar/retirar o parafuso, bastou mesmo desapertar e retirar o olho - assim fiquei com visualização do que se passava dentro da porta.
6,7,8: Sim, vem antes do 5, troquei a numeração, Retirar os parafusos da coluna e coluna em si para dar melhor acesso ao interior da porta para retirar fios e tirar o trinco.
5Desligar o trinco do modulo da porta e puxar o fio até ao trinco o que requer alguma paciência na zona do puxador da porta devido ao espaço apertado(não retirei nem o puxador nem o forro da porta), atenção existem 3 ou 4 braçadeira plásticas tipo serrilha de plástico que terão de ser cortadas e depois recolocadas.
9: Por fim, o trinco está solto e já deve estar caído, há que puxar para fora o mesmo com alguma paciência de modo a fazer-lo sair mais ou menos pela zona assinalada neste ponto - o meu saio mais ao menos mesmo em frente da barra de ferro cujos rebites retirei para empurrar para trás.


Passo 3:

Ficamos com isto:





Aqui, apenas será necessário desapertar o parafuso assinalado com a seta e desencaixar a tampa nos sítios assinalados com as bolas, existe outra tampa que não será necessário retirar.



Pode ver-se a mola partida no sitio-fica no sitio pois fica agarrada por cima, está apenas partida por baixo, seguem fotos da mola em especifico ja com medidas, que me foram pedidas para poder fazer iguais:






Pode ver-se as medidas e ainda que as curvas são para baixo e para cima com ângulos de 90º a parte de baixo e um pouco mais a parte de cima


Para facilitar a retirada/colocação da mola, retirei a espia do puxador da porta e o ferro que faz o trinco da porta e ainda enfiei um chave de fendas ao lado da zona da mola para levantar um pouco o plástico onde encaixa a parte superior da mola, facilita bastante o acesso e a tarefa de colocação.

Seguem fotos da zonas de encaixe da mola, na primeira foto vemos o encaixe superior da mola - a parte com mais inclinação entra ai num buraco, deve ter mais inclinação para facilitar a entrada, na segunda foto, mostra um grande plano, a parte de baixo é uma ranhura mais larga onde é possível enfiar a parte curva a 90º da mola, no fim de encaixar em cima, será só empurrar a parte de baixo para a ranhura - eu usei um alicate de pontas para enfiar em cima e depois em baixo, empurrei com um alicate de pontas e uma chave de fendas a auxiliar.





E repor tudo no sitio, resultado, cerca de 4h de trabalho e tudo a funcionar a 100%.

NOTA: experimentem o trinco apenas ligando a tomada do trinco ao modulo das portas para ver se ficou tudo a funcionar antes de montar tudo.

12 comentários:

  1. 100% de eficacia. .... Trabalhoso. ..mas 5 estrelas

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  2. Muito bem relatado,tenho este problema e estou a seguir tudo.está corretissimo.Obrigado

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  3. Muito Obrigado a quem publicou tal ajuda.

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  4. Amigo onde posso comprar essa mola...será que alguém me pode ajudar

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    1. a mola compra-se numa casa de ferramentas ou ferragens, eles têm molas que facilmente se adaptam ao que se pretende, o que eu não sei é retirar os fecho da porta de trás do w203, de 2001 alguém me pode ajudar?

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  5. amigos onde se pode comprar a tal mola? desde já obrigado

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  6. onde arranjo estas molas??

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  7. tenho um amigo que fez tudo bem e agota não consegue colocar o trinco no lugar. alguém pode ajudar? ele está a ficar louco....:)

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  8. como é que eu tiro o fecho da porta de trás do w203 de 2001? Alguém me sabe dizer?

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  9. molas para fechadura mercedes - www.elevendi.com

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